Praia do Farol da Barra
A praia é protegida por arrecifes e na maré-baixa as piscinas naturais de águas cristalinas são uma atração à parte. O paredão de arrecifes também convida para um mergulho de contemplação. Um calçadão acompanha os 5 km de extensão da praia e é um dos lugares mais procurados para cooper e caminhadas. Além disso, Farol da Barra oferece toda a infra-estrutura para receber o turista. Hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Ainda é local de grandes comemorações na cidade de Salvador, é um dos pontos onde passa os trios elétricos no carnaval. O Forte de Santo Antônio e o Farol ficam nesta praia.
Praia pequena e acolhedora própria para banho. Possui águas calmas e tranparentes. Boa para a prática de esportes náuticos. Nos finais de semana ela fica bem movimentada. A Barra é o ponto geográfico de Salvador mais avançado sobre o mar. É também o local onde o Oceano Atlântico se encontra com a Baía de Todos os Santos. Ela proporciona uma visão para a Baía de Todos os Santos e é um ótimo lugar para se apreciar o pôr-do-sol.
Praia de Amaralina
A praia tem trechos com ondas fortes, em especial na parte sul, que começa na altura do quartel do Exército. Mas na maré baixa, no trecho que fica por trás do Largo de Amaralina, as piscinas naturais surgem, com paredes de corais e algas. Lá a pesca esportiva é liberada. Toda sua extensão é contornada por um grande calçadão que fica cheio de adeptos do Cooper. Em Amaralina, está o Largo das Baianas de Acarajé, com um grande quiosque que vende quitutes baianos que faz parte da cultura de Amaralina.
Praia da Armação
A praia Armação em Salvador é pouco frequentada ficando às vezes quase deserta. Possui mar agitado com ondas fortes, a orla é bonita e tem o mar agitado, próprio para o surf. Porém suas águas estão poluídas e impróprias para o banho. Mas é lá que está o Aeroclube Plaza Show, shopping moderno. No bairro da Armação, tambem ficam o Centro de Convenções da Bahia, hotéis cinco estrelas e vários restaurantes.
Praia de Itapoã
Esta praia já foi cantada por artistas como Vinícius, que imortalizou a poesia musical de Dorival Caymmi. Ela é uma das mais bonitas, e certamente a mais famosa da capital baiana. O nome Itapuã significa, em Tupi, "pedra que ronca". Antigamente existia no local uma pedra que roncava na maré vazante, antes de se partir. Itapuã tem o mar verde, com águas limpas, protegido por arrecifes. Suas areias são claras, há muitas barracas e é cercada por coqueiros. A estátua da Sereia de Itapuã está na parte mais antiga da praia.Nela fica o farol de Itapuã. É procurada para a prática de windsurf.
Praia de Piatã
Praia de mar aberto, longa e reta, de areal amarelo e grande coqueiral. Mesmo na maré alta o mar é calmo e raso, o que permite caminhadas mar adentro. Por conta da tranqüilidade do mar, a praia é muito freqüentada por famílias com crianças. Na grande faixa de areia que se forma na maré baixa é possível praticar esportes de areia, como vôlei e futebol. Um visual que vale a pena conferir é o encontro de Piatã com as dunas de Placaford. O cenário compõe um pequeno oásis. Em toda a extensão da orla de Piatã tem calçadão e ciclovia.
Praia de Pituaçu
Uma das mais movimentadas praias de Salvador. Extensa e protegida por arrecifes e cercada por coqueiros e pequenas dunas. A orla tem ciclovia e calçadão para caminhadas. As águas claras e mornas são um convite para o banho de mar. Por conta das piscinas naturais que se formam na maré baixa a praia é ideal para crianças. As barracas à beira-mar funcionam de dia e de noite nos finais de semana, sempre com atrações musicais. Nessa praia está o Parque Metropolitano Pituaçu, uma das mais importantes áreas de preservação ambiental e lazer de Salvador.
Praia do Flamengo
Fica na zona norte de Salvador, já na divisa com o município de Lauro de Freitas. O mar é verde e na maré alta, por conta das grandes ondas, a praia é muito procurada pelos surfistas nos finais de semana. Aqueles que querem fugir das movimentadas praias da capital baiana também escolhem Flamengo para passar os dias de folga. Um diferencial de lá é a forma como o coco é vendido: no lombo de jegues.
Praia do Rio Vermelho
A praia tem muitas pedras e três pequenas enseadas para banho: Santana, Paciência e Mariquita. É nas águas tranqüilas da praia de Santana que repousam as pequenas embarcações dos pescadores. Bem pertinho da enseada, no largo da Igreja Santana, várias baianas vendem iguarias típicas. Mas o acarajé mais famoso de Salvador é o da Dinha. Você vai encontrar facilmente, por conta da fila em frente ao tabuleiro dela. A praia da Paciência, na maré alta, dá boas ondas e atrai surfistas. Já na praia da Mariquita, se encontra a foz do rio Lucaia, que também serve como porto de pescadores.
Praia de Stella Maris
O mar é morno e esverdeado. Tem ondas fortes nas marés altas e piscinas naturais nas marés baixas. Essa combinação faz da praia de Stella Maris uma das preferidas dos adeptos de esportes como surf, o jet-ski e o bodyboard. Stella Maris é atualmente o point do verão de Salvador. Na beira-mar, a badalação fica garantida pelas barracas que vendem petiscos e cerveja gelada. Na alta estação, o agito vai noite adentro, e as areias viram palco de “luaus” à beira-mar.
Bom Dia!!!
ResponderExcluirGostei muito do Blog!