A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Comemora o início de uma nova vida. Jesus trouxe a “boa-nova”. Sua morte representou a passagem da escravidão do pecado para a liberdade da vida eterna, a passagem das trevas para a luz, da morte para a vida. Foi através de seu sacrifício que recebemos o perdão, a purificação, a reconciliação e a salvação. É a data mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, portanto a Terça-Feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o período da quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas. Com esta definição, a data da Páscoa pode ser determinada sem grande conhecimento astronômico. Mas a seqüência de datas varia de ano para ano, sendo no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa "móvel".
Os símbolos da Páscoa
O ovo - Simboliza a ressurreição, o nascimento para uma nova vida.
O coelho - Por serem animais com uma grande capacidade de reprodução tem a sua imagem associada, simbolizando a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.
O Cordeiro - Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.
O Pão e o Vinho. Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.
O sino - Anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário