domingo, 22 de março de 2009

Pontos turísticos de Salvador

Farol da Barra

No fim desse século, após o trágico naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento, capitânia da frota da Companhia Geral de Comércio do Brasil, num banco de areia frente à foz do rio Vermelho, a 5 de maio de 1668, o Forte de Santo Antônio da Barra foi reedificado a partir de 1696, durante o Governo Geral de João de Lencastre (1694-1702), vindo a receber um farol - um torreão quadrangular encimado por uma lanterna de bronze envidraçada, alimentada a óleo de baleia -, de acordo com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o primeiro do Brasil e o mais antigo do Continente (1698), quando passou a ser chamado de Vigia da Barra ou de Farol da Barra. O Decreto Regencial de 6 de julho de 1832 determinou a instalação de um farol mais moderno, fabricado na Inglaterra, em substituição ao antigo. Ao término das obras, inauguradas em 2 de dezembro de 1839, o novo equipamento de luz catóptico erguia-se sobre uma torre troncônica de alvenaria, com alcance de dezoito milhas náuticas com tempo claro. Em 1937 o farol ganhou luz elétrica, consagrando-se como um dos ícones da capital baiana, inspirando artistas e poetas.

Mercado Modelo

É o principal lugar para se fazer compras na cidade. São 263 lojas com a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia. Além das lojas, lá ficam dois dos mais tradicionais restaurantes de culinária baiana, Maria de São Pedro, com 80 anos e Camafeu de Oxossi. O Mercado Modelo fica localizado no bairro do Comércio, Cidade Baixa, aos pés do famoso Elevador Lacerda de frente para Baía de Todos os Santos, perto do centro histórico Pelourinho. É um lugar inesquecível, que não pode deixar de conhecer ao visitar Salvador, para comprar artesanato e lembranças da Bahia.

Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda tem 191 pés de altura (72 metros) e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até o nível da Cidade Baixa. O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em média, 28 mil pessoas por dia custando cinco centavos de real por passageiro e durando trinta segundos o percuso.

Forte de São Marcelo

O Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo, popularmente conhecido como Forte do Mar, Erguido sobre um pequeno banco de recifes a cerca de 300 metros da costa, fronteiro ao centro histórico da cidade, destaca-se por se encontrar dentro das águas, e ser o único de planta circular no país, inspirado no Castelo de Santo Ângelo (Itália) e na Torre do Bugio (Portugal).

Pelourinho

Pelourinho é o nome de uma região, localizada no Centro Histórico de Salvador, que possui um conjunto arquitetônico colonial (barroco português) preservado. Nos seus largos acontecem manifestações culturais e carnavalescas. Somente a partir dos anos 80 (com o reconhecimento do casario como patrimônio da humanidade pela UNESCO) e dos anos 90 (com a revitalização da região) é que o Pelourinho transformou-se no que é hoje: um centro de "efervescência" cultural.

Dique do Tororó

O Dique do Tororó é um dos mais famosos e belos cartões postais de Salvador. Construído pelos holandeses, no século XVIII, com um espelho d'água de cerca de 110 mil metros quadrados, o local sofreu sucessivas reformas com o passar do tempo. Em 1998, durante uma dessas reformas, o ponto turístico ganhou novos equipamentos de esporte e lazer, anfiteatro, centros comunitários e restaurantes, além de doze esculturas de orixás assinadas pelo artista plástico Tati Moreno.

Praça da Sé

Do bairro predileto das famílias nobres e grande centro comercial de uma época, ao fascinante ponto turístico atual, que oferece preciosos momentos de diversão e cultura aos seus freqüentadores.

Igreja do Bonfim

É uma das mais tradicionais igrejas católicas da cidade, dedicada ao Senhor do Bonfim, padroeiro dos baianos. Todos os anos realiza-se a Lavagem do Bonfim, na escadaria da igreja, onde baianas lavam com água de cheiro e muita festa os seus degraus. Tudo começa com uma procissão desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira da Bahia, até ao Bonfim. Uma grande massa humana acompanha a festa.

6 comentários:

  1. Acabei de chegar de Salvador, foi a primeira vez que fui, adorei a cidade.

    abraços

    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por gostarem da nossa"Salvadr".Sou soteropolitano com muito orgulho.Venham mais e mais vezes!!!Obrigadooooooooo!!!!

    ResponderExcluir
  3. PASSEI UMA SEMANA EM SALVADOR AMEI ESTOU QUERENDO VOLTAR TEREZINHA

    ResponderExcluir
  4. Salvador a minha primeira cidade e em breve eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee..................

    ResponderExcluir
  5. estive em salvador tudo de bom,uma maravilha,pretendo vim mais vezes,aqui e o paraiso
    concerteza,todos esse pontos turistico eu estive presenciando todos pessoalmente,tudo lindo bjosssssssssss salvador volto em breve

    ResponderExcluir
  6. conheço só por foto esse lugar maravilhoso um dia ainda vou conhecer nunca sai de Campo Gande MS para vajar pra fora ,qando eu tiver oportunidade esse vai ser o primeiro lugar adoro o jeito q vcs falam vai ser um praser. disem q o bahiano sao muito receptivo................

    ResponderExcluir